terça-feira, 20 de março de 2018

Publicidade além do virtual: 5 livros essenciais pra entender propaganda


Você já deve saber bem: a área de Publicidade e Propaganda é muito digital, composta de pessoas antenadas nas tendências e tecnologias, com grande peso em redes sociais, sites e mídias. Mas se engana quem acha que tudo é feito pela web, que se trata apenas do mundo virtual. É muito mais que isso!

Hoje vamos mostrar que você precisa, sim, ser tecnológico e moderno, mas também colocar “a cara nos livros", e que isso não precisa ser uma tarefa chata ou um castigo, pelo contrário, pode ser uma grande aventura, recheada de bagagens e referências positivas. Veja a seguir uma pequena lista de livros essenciais que preparamos para quem está ou quer ingressar no meio publicitário.


1-  Na Toca dos LeõesEste livro, de Fernando de Morais, conta a história de umas das agências mais premiadas do mundo, a W/Brasil (hoje WMcCann), e do mundo publicitário brasileiro em si, "sem maquiagens". Tudo isso apresentado e analisado a partir da trajetória de Washington Olivetto e seus sócios.






2- Confissões de um publicitário
De David Ogilvy, um dos grandes gênios da história da publicidade mundial, o livro narra as experiências do publicitário durante um período de grandes mudanças, no qual se destacam a formação dos conglomerados multinacionais de publicidade e a globalização da propaganda.



3 -  Propaganda de A a Z
A obra de Rafael Sampaio oferece um completo panorama da propaganda como técnica, arte e ciência contemporânea. Já na sua 4ª edição, é considerado o mais completo e atualizado livro sobre propaganda editado no Brasil e mostra quais são as especialidades técnicas, profissionais e empresariais, definindo suas funções e tarefas específicas, seu papel no conjunto e a forma de se integrarem com as demais necessárias para a área. 



4 - Estratégias Semióticas da Publicidade
Tem como autora Lucia Santaella e Winfried Nöth, e é um dos poucos livros que faz uma abordagem das visões semióticas que podem ser aplicadas à área de publicidade e propaganda.




5 - Do Caos à Criação Publicitária
Este livro aborda o universo das referências culturais da propaganda e sua utilização no processo criativo, dedicando-se ao esclarecimento e à exemplificação de recursos discursivos, como a paródia, a estilização, a paráfrase e o ready-made. Por último, acende uma discussão sobre os limites do plágio, problema frequente no meio publicitário. Obra de João Anzanello Carrascoza.





Aproveite as indicações e boa leitura! : )

Nenhum comentário:

Postar um comentário