Aqui no curso diferente, o famigerado TCC (ou Trabalho de Conclusão de Curso) é chamado de PGU (Projeto de Graduação Unicuritiba). Como temos as três ênfases, os alunos também podem escolher se querem produzir uma monografia ou um projeto final adequado a cada uma das linhas de formação do curso: Criação, Mercados e Consumo e Meios Digitais.
Esta semana, os estudantes que estão no 8º período farão as apresentações da pré-banca de seus PGUs, por isso, convidamos o prof. Perci Klein, da área de Psicologia, para dar algumas dicas para esse momento tão esperado desde que o aluno passa no vestibular. Confira abaixo:
1) Não é a primeira vez que você está apresentado um trabalho em uma sala de aula para um ou alguns professores. Pense nisso.
2) Estar na parte da frente da sala não é motivo de fuga nem de desespero.
3) Entendemos, sim, que qualquer fala em público altera nosso emocional e, conseqüentemente, o coração pode disparar, a vontade de ir ao banheiro pode surgir, as pernas podem tremer, o suor aumentar, o esquecimento surgir e atrapalhar nossa fala. Entretanto, você que está concluindo o curso passou por situações piores, trabalhos, provas, pesquisas e saiu vitorioso(a). Ou não estaria no PGU, certo?
4) Lembre-se: os professores não são monstros que estão a fim de destruir seu trabalho, eles irão questioná-lo, sim, opinar e realizar sugestões que podem enriquecer o projeto final. Tudo isso faz parte do processo e é saudável para o seu crescimento.
Em relação à apresentação propriamente dita, alguns cuidados que devemos ter:
- O powerpoint é um instrumento que auxiliará a plateia a acompanhar sua apresentação, por isso, coloque somente informações básicas, nada de textos longos;
- Organize sua fala de uma forma clara e objetiva - isto ajudará em relação ao tempo de apresentação;
- Utilize recursos que valorizem sua apresentação, afinal você muito em breve será um publicitário;
- Qualquer fala exige preparação, por isso treine antes;
- Administre o tempo corretamente;
- Não é pecado ter uma “cola” em mãos, um passo a passo, com os pontos a serem falados e discutidos;
- Logo no início da apresentação, diga seu nome, título do seu trabalho, nome do seu orientador e, lembre-se, também, de agradecer à sua banca o fato de eles terem aceitado contribuir com seu trabalho;
- Se for mais confortável para você, movimente-se, gesticule sem exageros e olhe tanto para os membros da banca como para a plateia durante a exposição;
- Jamais fale com as mãos nos bolsos;
- Fale devagar, respire! Muita tranqüilidade nessa hora;
- No momento em que for dada a palavra para os professores da banca, esteja com o seu trabalho e uma caneta em mãos para anotar as sugestões.
Lembre-se de que a vida é feita de desafios, este é somente mais um. Desejamos a você a melhor apresentação da sua vida! Acreditamos no seu potencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário