Mas você já parou para pensar como surgiu o Dia da Mentira? Bom, basicamente, lá por volta de 1564, o rei francês Carlos IX cansou de comemorar o ano-novo por uma semana, começando dia 25/03 e concluindo em 01/04, no início da primavera no Hemisfério Norte, como era de costume, e resolveu sem mais nem menos mudar a tal data para 1º de janeiro, exatamente como é hoje em dia.
Depois disso, não se sabe ao certo se foi pela comunicação pobre da época ou pela relutância em aceitar a mudança, o fato é que algumas pessoas continuavam a comemorar na data antiga, o que com o tempo foi gerando piadas, brincadeiras e até mesmo convite para festas falsas. Daí o nome que conhecemos atualmente, “Dia da Mentira”.
Inspiradas nessa data, muitas marcas resolvem entrar no jogo e fazer anúncios “falsos” para brincar com seus clientes. Algumas vezes fazem isso tão bem que muitos consumidores acabam achando que a coisa é real – alguns estão até hoje na esperança de um passeio de UberDrone pela cidade, por exemplo. Veja algumas dessas campanhas que separamos pra você:
1- Uber:
Já que citamos essa quase invenção maravilhosa anteriormente, vamos começar por ela: no dia 30 de março de 2017, os usuários da marca Uber receberam um newsletter informando sobre o novo segmento de atuação da marca. Além de todas as variações de carro, você poderia agora fazer corridas usando um drone, o que facilitaria muito mais a vida de quem tem paciência zero para o trânsito caótico do dia a dia. Infelizmente, era só uma pegadinha de 1º de abril e vamos ter que nos contentar com apenas os carros, procurar formas alternativas para fugir do trânsito ou, quem sabe, começar a meditar para adquirir mais paciência e paz de espírito.
2 - Netflix:
Eu sei que você, assim como nós, também é viciado(a) em séries e, se pudesse, não fazia mais nada da vida, além de ficar o dia todo só na cama, com várias comidas gostosas e o celular na mão. Sabendo disso, a Netflix criou para o 1º de abril um serviço para evitar que você se afunde nas tramas, continue a viver sua vida, a cumprir com suas obrigações e a fazer sua higiene básica normalmente. Funcionaria da seguinte forma: após o usuário assistir dois episódios seguidos de uma série, ele(a) receberia um aviso de alguma atriz ou ator famosos lembrando-o(a) de fazer alguma das ações citadas acima. Pode até ser mentira, mas seria muito útil..., que tal concretizar a ideia, Netflix? Os viciados agradecem! :D
3 - Miz Mooz:
A marca de sapatos Miz Mooz aproveitou a onda do 1º de abril para juntar moda e fotografia e lançar um produto que deixaria as blogueirinhas de plantão animadas. Trata-sede um sapato que ajuda a tirar selfies. Basta encaixar o celular na ponta do calçado, elevar a perna e, pronto, foto tirada. Incrível, não é mesmo?! Porém, não passa de uma mentira...(e haja flexibilidade nas pernas!).
4 - Samsung:
A marca anunciou um novo aparelho com uma utilidade um tanto quanto diferente. Com o design semelhante ao Galaxy S6, a Samsung lançou o novo Galaxy BLADE Edge, um smartphone para amantes de culinária, resistente a água, com recursos fotográficos exclusivos para receitas gastronômicas, e que tinha como principal função ser uma faca inteligente. O produto prometia cortar com 50% mais rapidez que uma faca normal e, ainda, ter um sistema inteligente que recolhe a lâmina antes que haja um contato com a pele, evitando, assim, cortes e acidentes. E aí, masterchefs, curtiram a ideia?!?
5 - Habib’s:
Está cansado(a) de encontrar sempre os mesmos sabores de sfiha toda vez que vai no Habib's? Está atrás de variedade e um pouco mais do ''gostinho brasileiro''? Em 2016, os seus problemas poderiam ter sido resolvidos...claro, se não fosse dia 1º de abril. A rede de fast food anunciou na sua página de Facebook um novo sabor para suas Bib's Sfihas: feijoada. Na época, foi criada até uma identidade visual para a novidade parecer verídica, mas será que a novidade faria sucesso no mercado?
6 - BMW:
Não satisfeita apenas com um ramo e pensando na proteção dos atletas de alto impacto, a marca de carros anunciou o lançamento de um protetor bocal, fabricado com o mesmo material das borrachas que selam as portas de todos os modelos BMW. O design não era dos mais bonitos, mas era simples e cumpriria o objetivo de proteger os dentes...!
7 - Clue:
Famosa pelos jogos de tabuleiros, mais conhecidos pelo nome ''Detetive'', a loja americana usou do Dia da Mentira para brincar com o coração dos fãs de Game of Thrones ou GOT. A marca anunciou a venda de um jogo exclusivo com o tema da série, que vinha em uma caixa personalizada e com as peças dos personagens (até dos que já morreram..., e não são poucos, né?!). Para a infelicidade dos fãs, era só uma pegadinha mesmo, e eles vão ter que aguardar para, quem sabe um dia, ter acesso a essa versão especial.
8 - Google:
Para finalizar, o campeão das mentirinhas do primeiro de abril, o chefe Google. Todo ano ele inventa uma diferente, mas hoje vamos falar sobre a Smartbox: uma caixa de correio inteligente que impediria que as pessoas recebessem milhares de cartas de propagandas pelo correio. Ela teria a função de uma caixa de correio normal, mas também seria inteligente, assim iria avisar quando uma nova carta chegasse e também filtrar - como um spam - as cartas com propagandas. Genial, não acha?
Inspiradas nessa data, muitas marcas resolvem entrar no jogo e fazer anúncios “falsos” para brincar com seus clientes. Algumas vezes fazem isso tão bem que muitos consumidores acabam achando que a coisa é real – alguns estão até hoje na esperança de um passeio de UberDrone pela cidade, por exemplo. Veja algumas dessas campanhas que separamos pra você:
1- Uber:
Já que citamos essa quase invenção maravilhosa anteriormente, vamos começar por ela: no dia 30 de março de 2017, os usuários da marca Uber receberam um newsletter informando sobre o novo segmento de atuação da marca. Além de todas as variações de carro, você poderia agora fazer corridas usando um drone, o que facilitaria muito mais a vida de quem tem paciência zero para o trânsito caótico do dia a dia. Infelizmente, era só uma pegadinha de 1º de abril e vamos ter que nos contentar com apenas os carros, procurar formas alternativas para fugir do trânsito ou, quem sabe, começar a meditar para adquirir mais paciência e paz de espírito.
2 - Netflix:
Eu sei que você, assim como nós, também é viciado(a) em séries e, se pudesse, não fazia mais nada da vida, além de ficar o dia todo só na cama, com várias comidas gostosas e o celular na mão. Sabendo disso, a Netflix criou para o 1º de abril um serviço para evitar que você se afunde nas tramas, continue a viver sua vida, a cumprir com suas obrigações e a fazer sua higiene básica normalmente. Funcionaria da seguinte forma: após o usuário assistir dois episódios seguidos de uma série, ele(a) receberia um aviso de alguma atriz ou ator famosos lembrando-o(a) de fazer alguma das ações citadas acima. Pode até ser mentira, mas seria muito útil..., que tal concretizar a ideia, Netflix? Os viciados agradecem! :D
3 - Miz Mooz:
A marca de sapatos Miz Mooz aproveitou a onda do 1º de abril para juntar moda e fotografia e lançar um produto que deixaria as blogueirinhas de plantão animadas. Trata-sede um sapato que ajuda a tirar selfies. Basta encaixar o celular na ponta do calçado, elevar a perna e, pronto, foto tirada. Incrível, não é mesmo?! Porém, não passa de uma mentira...(e haja flexibilidade nas pernas!).
4 - Samsung:
A marca anunciou um novo aparelho com uma utilidade um tanto quanto diferente. Com o design semelhante ao Galaxy S6, a Samsung lançou o novo Galaxy BLADE Edge, um smartphone para amantes de culinária, resistente a água, com recursos fotográficos exclusivos para receitas gastronômicas, e que tinha como principal função ser uma faca inteligente. O produto prometia cortar com 50% mais rapidez que uma faca normal e, ainda, ter um sistema inteligente que recolhe a lâmina antes que haja um contato com a pele, evitando, assim, cortes e acidentes. E aí, masterchefs, curtiram a ideia?!?
5 - Habib’s:
Está cansado(a) de encontrar sempre os mesmos sabores de sfiha toda vez que vai no Habib's? Está atrás de variedade e um pouco mais do ''gostinho brasileiro''? Em 2016, os seus problemas poderiam ter sido resolvidos...claro, se não fosse dia 1º de abril. A rede de fast food anunciou na sua página de Facebook um novo sabor para suas Bib's Sfihas: feijoada. Na época, foi criada até uma identidade visual para a novidade parecer verídica, mas será que a novidade faria sucesso no mercado?
6 - BMW:
Não satisfeita apenas com um ramo e pensando na proteção dos atletas de alto impacto, a marca de carros anunciou o lançamento de um protetor bocal, fabricado com o mesmo material das borrachas que selam as portas de todos os modelos BMW. O design não era dos mais bonitos, mas era simples e cumpriria o objetivo de proteger os dentes...!
Famosa pelos jogos de tabuleiros, mais conhecidos pelo nome ''Detetive'', a loja americana usou do Dia da Mentira para brincar com o coração dos fãs de Game of Thrones ou GOT. A marca anunciou a venda de um jogo exclusivo com o tema da série, que vinha em uma caixa personalizada e com as peças dos personagens (até dos que já morreram..., e não são poucos, né?!). Para a infelicidade dos fãs, era só uma pegadinha mesmo, e eles vão ter que aguardar para, quem sabe um dia, ter acesso a essa versão especial.
8 - Google:
Para finalizar, o campeão das mentirinhas do primeiro de abril, o chefe Google. Todo ano ele inventa uma diferente, mas hoje vamos falar sobre a Smartbox: uma caixa de correio inteligente que impediria que as pessoas recebessem milhares de cartas de propagandas pelo correio. Ela teria a função de uma caixa de correio normal, mas também seria inteligente, assim iria avisar quando uma nova carta chegasse e também filtrar - como um spam - as cartas com propagandas. Genial, não acha?
Nenhum comentário:
Postar um comentário