quinta-feira, 12 de abril de 2018

1º de abril também é tempo de fazer anúncios

Muitas pessoas ignoram esse dia, enquanto outras fazem piadinhas sem graça ou aproveitam até para tentar conquistar aquela gata com cantadas do tipo ''você só pode ser 1º de abril, porque não deve ser de verdade".

Mas você já parou para pensar como surgiu o Dia da Mentira? Bom, basicamente, lá por volta de 1564, o rei francês Carlos IX cansou de comemorar o ano-novo por uma semana, começando dia 25/03 e concluindo em 01/04, no início da primavera no Hemisfério Norte, como era de costume, e resolveu sem mais nem menos mudar a tal data para 1º de janeiro, exatamente como é hoje em dia. 

Depois disso, não se sabe ao certo se foi pela comunicação pobre da época ou pela relutância em aceitar a mudança, o fato é que algumas pessoas continuavam a comemorar na data antiga, o que com o tempo foi gerando piadas, brincadeiras e até mesmo convite para festas falsas. Daí o nome que conhecemos atualmente, “Dia da Mentira”.



Inspiradas nessa data, muitas marcas resolvem entrar no jogo e fazer anúncios “falsos” para brincar com seus clientes. Algumas vezes fazem isso tão bem que muitos consumidores acabam achando que a coisa é real – alguns estão até hoje na esperança de um passeio de UberDrone pela cidade, por exemplo. Veja algumas dessas campanhas que separamos pra você:


1- Uber:
Já que citamos essa quase invenção maravilhosa anteriormente, vamos começar por ela: no dia 30 de março de 2017, os usuários da marca Uber receberam um newsletter informando sobre o novo segmento de atuação da marca. Além de todas as variações de carro, você poderia agora fazer corridas usando um drone, o que facilitaria muito mais a vida de quem tem paciência zero para o trânsito caótico do dia a dia. Infelizmente, era só uma pegadinha de 1º de abril e vamos ter que nos contentar com apenas os carros, procurar formas alternativas para fugir do trânsito ou, quem sabe, começar a meditar para adquirir mais paciência e paz de espírito.



   

2 -  Netflix:
Eu sei que você, assim como nós, também é viciado(a) em séries e, se pudesse, não fazia mais nada da vida, além de ficar o dia todo só na cama, com várias comidas gostosas e o celular na mão. Sabendo disso, a Netflix criou para o 1º de abril um serviço para evitar que você se afunde nas tramas, continue a viver sua vida, a cumprir com suas obrigações e a fazer sua higiene básica normalmente. Funcionaria da seguinte forma: após o usuário assistir dois episódios seguidos de uma série, ele(a) receberia um aviso de alguma atriz ou ator famosos lembrando-o(a) de fazer alguma das ações citadas acima. Pode até ser mentira, mas seria muito útil..., que tal concretizar a ideia, Netflix? Os viciados agradecem! :D






3 - Miz Mooz:
A marca de sapatos Miz Mooz aproveitou a onda do 1º de abril para juntar moda e fotografia e lançar um produto que deixaria as blogueirinhas de plantão animadas. Trata-sede um sapato que ajuda a tirar selfies. Basta encaixar o celular na ponta do calçado, elevar a perna e, pronto, foto tirada. Incrível, não é mesmo?! Porém, não passa de uma mentira...(e haja flexibilidade nas pernas!).




4 - Samsung:
A marca anunciou um novo aparelho com uma utilidade um tanto quanto diferente. Com o design semelhante ao Galaxy S6, a Samsung lançou o novo Galaxy BLADE Edge, um smartphone para amantes de culinária, resistente a água, com recursos fotográficos exclusivos para receitas gastronômicas, e que tinha como principal função ser uma faca inteligente. O produto prometia cortar com 50% mais rapidez que uma faca normal e, ainda, ter um sistema inteligente que recolhe a lâmina antes que haja um contato com a pele, evitando, assim, cortes e acidentes. E aí, masterchefs, curtiram a ideia?!?




5 - Habib’s:
Está cansado(a) de encontrar sempre os mesmos sabores de sfiha toda vez que vai no Habib's? Está atrás de variedade e um pouco mais do ''gostinho brasileiro''? Em 2016, os seus problemas poderiam ter sido resolvidos...claro, se não fosse dia 1º de abril. A rede de fast food anunciou na sua página de Facebook um novo sabor para suas Bib's Sfihas: feijoada. Na época, foi criada até uma identidade visual para a novidade parecer verídica, mas será que a novidade faria sucesso no mercado?



6 - BMW:
Não satisfeita apenas com um ramo e pensando na proteção dos atletas de alto impacto, a marca de carros anunciou o lançamento de um protetor bocal, fabricado com o mesmo material das borrachas que selam as portas de todos os modelos BMW. O design não era dos mais bonitos, mas era simples e cumpriria o objetivo de proteger os dentes...!




7 - Clue:
Famosa pelos jogos de tabuleiros, mais conhecidos pelo nome ''Detetive'', a loja americana usou do Dia da Mentira para brincar com o coração dos fãs de Game of Thrones ou GOT. A marca anunciou a venda de um jogo exclusivo com o tema da série, que vinha em uma caixa personalizada e com as peças dos personagens (até dos que já morreram..., e não são poucos, né?!). Para a infelicidade dos fãs, era só uma pegadinha mesmo, e eles vão ter que aguardar para, quem sabe um dia, ter acesso a essa versão especial.



8 - Google:
Para finalizar, o campeão das mentirinhas do primeiro de abril, o chefe Google. Todo ano ele inventa uma diferente, mas hoje vamos falar sobre a Smartbox: uma caixa de correio inteligente que impediria que as pessoas recebessem milhares de cartas de propagandas pelo correio. Ela teria a função de uma caixa de correio normal, mas também seria inteligente, assim iria avisar quando uma nova carta chegasse e também filtrar - como um spam - as cartas com propagandas. Genial, não acha?





Ano que vem tem mais. : )


Nenhum comentário:

Postar um comentário