Na hora de procurar um emprego ou estágio em Publicidade, sempre bate a dúvida: mandar currículo ou portfólio? Para qual área é melhor o currículo e para qual área é melhor o portfólio?
Como sempre, tudo tem seus prós e contras, e com esse assunto não é diferente. O professor de Redação Publicitária, Haroldo Capote, recomenda: “se deseja atuar na área de criação, especialmente em uma agência, é ideal que o estudante vá montando um portfólio desde o início do curso com seus trabalhos acadêmicos”. Agora, se a ideia é buscar uma vaga em áreas mais estratégicas, como Marketing, Mídia, Atendimento ou Planejamento, por exemplo, ter um bom currículo, “com o registro das principais atividades da trajetória do candidato”, faz diferença, comenta o professor Perci Klein, das disciplinas de Psicologia e Desenvolvimento Pessoal em diversos cursos do Unicuritiba.
As características de cada formato
O currículo é uma apresentação escrita, com sua(s) área(s) de formação(s), cursos e experiências. Normalmente, é a primeira impressão que a empresa vai ter de você, uma espécie de cartão de visitas. Naturalmente, fica melhor com o tempo e com mais experiência, como o próprio nome sugere, afinal, curriculum vitaevem do latim e significa “trajetória de vida”. Portanto, é importante que o documento relate seupercurso educacional e/ou acadêmica, suas experiências profissionais (se houver) e suas habilidades e competências.
No portfólio, ao contrário, você não apenas relata sua experiência e habilidades, mas as demonstra por meio dos trabalhos que apresenta. Na Publicidade, você insere nesse portfólio as peças mais criativas e interessantes que já fez, nos trabalhos da faculdade, no estágio ou na agência experimental. É interessante que esse portfólio tenha um número razoável de peças, de cinco a dez é um bom número, e que contemple a área exata em que você deseja atuar: redação, fotografia ou direção de arte, por exemplo. Mas isso já é assunto para um outro post! :D Fique de olho aqui no blog, em breve traremos mais dicas sobre o assunto em um conteúdo específico.
Conheça as plataformas mais usadas para portfólios on-line:
Até a próxima, pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário