terça-feira, 2 de outubro de 2018

Publicidade nas eleições: curiosidades sobre os bastidores


Em ano de eleição as agências de publicidade têm um trabalho bastante árduo que é o de representar, da melhor forma possível, uma figura política que pode vir a ser o presidente do país, vereador ou prefeito da sua cidade, além de governador e senador. Essa não é uma tarefa fácil, por isso, queremos apresentar pra você algumas das melhores campanhas eleitorais da história, junto com curiosidades sobre elas. 



Antes de iniciarmos com as campanhas, é bacana dizer que, em 1909, o jurista Ruy Barbosa foi o primeiro candidato à Presidência da República a realizar uma campanha eleitoral moderna, na qual ele fez corpo a corpo, participou de passeatas, distribuiu broches com sua foto, entre outras ações. Antes dele os candidatos não faziam campanha alguma, e os que eram elegidos eram porque seus nomes haviam sido escolhidos previamente pela classe política. Se a gente imaginar o tanto de vídeos e textos que circulam só nas redes sociais hoje em dia, fica até difícil de acreditar, né?

Ouça a série de reportagens “Ruy Barbosa e a primeira campanha eleitoral moderna do Brasil”, que a Rádio Senado apresenta em cinco capítulos.




1. CAMPANHA JÂNIO QUADROS – VARRE, VARRE, VASSOURINHA
Cansados da corrupção, a população abraçou as propostas de Jânio Quadros, quando, em 1960, o então candidato focou suas estratégias em atacar o rival Juscelino Kubitschek. Seu jingle, criado pelo publicitário Maugeri Neto, fazia alusão à necessidade de varrer os políticos corruptos do poder. A canção fez tanto sucesso que garantiu a vitória de Quadros. 

A vassoura do jingle se tornou um símbolo anticorrupção, Quadros, no entanto, renunciou sete meses depois de eleito. Confira o tão famoso jingle:

“Varre, varre, varre, varre vassourinha!
Varre, varre a bandalheira!
Que o povo já ‘tá cansado
De sofrer dessa maneira
Jânio Quadros é a esperança desse povo abandonado!”


Ouça o jingle que garantiu a vitória de Jânio Quadros:
https://www.youtube.com/watch?v=ucrG-sOxgXE





2. CAMPANHA FERNANDO COLLOR DE MELLO – CAÇADOR DE MARAJÁS
Sabemos que Collor sofreu um impeachment em 1992, porém, sua campanha ficou registrada e marcada por sua estratégia de marketing. Ele soube trabalhar sua imagem de forma que conseguisse transmitir uma pessoa séria, honesta e extremamente preocupada com o futuro do país. Seu slogan “Caçador de Marajás” se referia aos políticos que recebiam um salário bastante alto, e um dos objetivos de seu plano de governo era justamente acabar com esses benefícios.

Collor explorou os canais de rádio de forma bastante eficiente, dessa forma, alcançava todos os públicos. Sua campanha também ficou conhecida por ser semelhante à campanha de Jânio Quadros, em 1960.




3. CAMPANHA BARACK OBAMA – YES, WE CAN (“Sim, nós podemos”)
Em 2008, Barack Obama realizou a campanha eleitoral que se tornou uma das mais famosas do mundo. Nos EUA, o voto não é obrigatório, e Obama conseguiu a maior participação eleitoral da história, com uma campanha capaz de revolucionar a maneira de se fazer marketing político. Ele explorou fortemente o ambiente on-line e conseguiu o envolvimento de muitos americanos. Com a insatisfação da população com o antigo presidente, Obama investiu na palavra “Mudança” e conquistou o público insatisfeito, engajando grupos de pessoas com diversos perfis e estilos de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário