O Outubro Rosa é um movimento conhecido e realizado internacionalmente, que leva esse nome devido ao símbolo da luta contra o câncer de mama: um laço rosa. Trata-se de uma ação adotada por entidades, empresas e pela população mundial. Tudo começou nos Estados Unidos, onde alguns estados tinham ações de prevenção do câncer de mama no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano outubro se tornou oficialmente o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
Hoje em dia, é cada vez mais comum as marcas adotarem a causa e criarem campanhas publicitárias referentes ao Outubro Rosa, com isso, além de fazerem o bem, mostram o quão importante é a luta contra essa gravíssima doença, que se descoberta e tratada precocemente tem muito mais chances de cura. Sem contar, que podem ganhar benefícios à sua imagem e a simpatia de seu público-alvo.
No Brasil, a primeira que realizou uma campanha sobre essa causa foi uma marca de cosméticos europeia: junto com mulheres simpatizantes da causa, iluminou o Obelisco do Ibirapuera em 02 de outubro de 2002.
Mas só em 2008 o movimento ganhou maior repercussão, quando o Instituto Neo Mama, em Santos, iluminou de rosa a Fortaleza da Barra. Na verdade, a ação foi realizada em maio aliada ao Dia das Mães, e acabou chamando atenção para uma ONG que criou o Outubro Rosa. Assim, em outubro do mesmo ano vários monumentos e prédios foram iluminados em diversas cidades do país, com bastante repercussão, e adotados nos próximos anos por shoppings e empresas brasileiras.
Criada pela agência F/Nazca Saatchi & Saatchi, essa campanha para o Outubro Rosa mostra que nenhuma mulher precisa ter medo de se tocar e, com isso, descobrir possíveis sintomas do câncer de mama:
Outra campanha muito interessante foi realizada no dia 14 de outubro de 2015 pelo Palmeiras, que aproveitou uma partida contra a Ponte Preta, pelo Campeonato Brasileiro, na qual os jogadores entraram em campo sem o distintivo na camisa, que foi propositalmente trocado por uma pequena cicatriz rosa. A ação reforçou uma campanha criada pela Cheil Brasil para a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), com foco no Outubro Rosa.
Também em parceria com a Femama, a companhia aérea Azul apoia a causa todos os anos, oferecendo discursos a bordo para mulheres que venceram a doença, além de vídeos temáticos e snacks especiais para ocasião. A empresa ainda oferece uniformes rosas para as comissárias de bordo durante o mês de outubro.
Ainda em 2015 a Lew´Lara\TBWA criou um curta alertando para o número de chances de qualquer mulher ter câncer de mama: uma em dez! É um número bem menor do que ganhar na loteria, de um avião cair, do seu filho ser um gênio ou de ser atingido por um raio.
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