Você já deve ter ouvido falar ou reparou em você mesmo que, com o tempo, nós vamos ficando menos criativos, com a imaginação menos fértil, menos colorida. Isso ocorre porque enquanto crescemos vamos sendo moldados e muitas vezes criticados por certas atitudes e ideias que para os adultos são "fora da casinha". O que pode, muitas vezes, minar nossa criatividade.
Criatividade não é um dom, ela depende do seu comportamento, da forma como você pensa e age em todas as situações da vida. Para mostrar que ainda dá tempo de recuperar seu espírito criativo, trouxemos algumas dicas para ajudar você a ser mais criativo:
Viver todos os dias como se fosse um turista:temos o costume de fazer todas as tarefas diárias automaticamente, vamos de um lugar ao outro sem observar o que ocorre nesse caminho. Já quando somos turistas, nós observamos mais, ficamos mais curiosos, e isso ajuda a despertar nossa criatividade, nossa vontade de “ver com outros olhos”. Por isso, nossa primeira dica é: observe mais o que ocorre no seu dia a dia, nos lugares aonde vai, nas pessoas que passam por você e nas situações que presencia ou vivencia.
Imaginar “secretamente” como são as vidas das pessoas:imaginar situações na vida de outras pessoas, e pensar em como elas seriam em um filme de comédia, de romance ou de terror, por exemplo. Ou, então, imaginar até o que ocorre na vida real dessa pessoa: o cotidiano daquela senhora que você encontrou no elevador do seu prédio, ou daquela mulher que está no ponto do ônibus. Qual a profissão delas? O que elas já fizeram naquele dia ou em uma viagem de férias? Será que elas têm filhos? Será que são casadas? Onde estão indo ou da onde estão vindo...? Isso ajudará você na hora de desenvolver algum trabalho criativo da faculdade ou, se você já é um publicitário formado, uma peça de uma marca que precisa de uma história. No mínimo, esse exercício nos ajuda a ser mais humanos e empáticos, que tal?
Procurar diferentes alternativas para um mesmo problema: ao se deparar com um problema, você sempre precisará ser criativo para encontrar possíveis soluções. Não se agarre a uma primeira alternativa, busque diferentes formas de resolver o mesmo problema, no final, perceberá que é capaz de estimular sua criatividade muito mais do que imagina. E, ainda, resolver as dificuldades de um jeito mais leve e tranquilo.
Aproveite nossas dicas para voltar a ser criança e despertar sua criatividade. Ser mais criativo pode ajudar na Publicidade e também na vida. : )
Escrito pelos monitores da Agência Experimental 98Nós: Pedro, Rúbia, Sabrina, Keytna e Demétrio, em nome de todos os alunos e alunas do curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário