quinta-feira, 14 de março de 2019

15 de março é o Dia Mundial do Consumidor. Saiba mais sobre o assunto.

Como surgiu

Todos os anos, em 15 de março, comemoramos o Dia Mundial do Consumidor, data que surgiu em 1962, criada pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy. Seu objetivo era oferecer ao consumidor direito à informação, segurança, escolha e o direito de ser ouvido. A partir daí, várias leis surgiram em benefício dos consumidores, fazendo com que as empresas reforçassem o compromisso de respeitar todas as leis que protegem os seus clientes. Após 23 anos, a data foi também oficialmente reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o dia Mundial do Consumidor.



Código de Defesa do Consumidor
No Brasil, no dia 11 de setembro de 1990, foi sancionada a lei nº 8.078, a qual estabeleceu definitivamente a defesa do consumidor como direito e garantia fundamental do cidadão. O Código de Defesa do Consumidor possui uma abrangência que envolve desde relações de compra de produtos, compra de bens duráveis até a contratação de serviços. Suas normas objetivam regularizar as relações de consumo, protegendo o consumidor de prejuízos na aquisição de produtos e serviços.


O Dia do Consumidor e a Publicidade
A data é muito importante para a publicidade, pois as empresas utilizam o momento com a finalidade de conseguir novos clientes e estimular o consumo por meio de promoções, cupons de desconto, vales-presente e cortesias. Muitas empresas também adotam a Semana do Consumidor ou a “Black Friday” fora de época e oferecem descontos especiais nesse período como forma de fidelizar seus clientes e chamar a atenção dos consumidores. Veja alguns anúncios:

Walmart:




Shopping Ponta Negra (Manaus – AM):





Constance (Lojas de Calçados, Todo Brasil): 






Editora Photos (Itajaí – SC):


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